Autor: P. Hernández-Guanir
Os moldes mentais são as formas habituais com as quais uma pessoa enfrenta cognitiva e afetivamente a realidade e com as quais interpreta e valoriza sua relação com ela.
O questionário MOLDES é composto por 87 itens que descrevem comportamentos e formas de pensar em diferentes situações; o sujeito deve indicar seu grau de concordância entre essas descrições e seu modo de ser.
Os resultados do teste são articulados de acordo com uma estrutura hierárquica formada por três níveis:
1º – Três quadros focais ou fatores de terceira ordem que englobam as habilidades de cada pessoa para se relacionar com a realidade (Espontaneidade Vital, Ajuste e Otimização).
2º – Dez dimensões focais ou fatores de segunda ordem que permitem uma análise mais detalhada, mas são simples o suficiente para entender facilmente como a pessoa lida cognitiva e emocionalmente (Envolvimento Vital, Negatividade, Discordância, Evitação, Defensividade, Atribuição Externa, Operatividade, Otimização positivizando otimização, otimização preparatória e otimização auto-reforçada).
3º – Trinta moldes ou fatores de primeira ordem que respondem a trinta estratégias cognitivo-emocionais relacionadas às funções de antecipar, reagir, canalizar, avaliar, explicar ou resolver situações que afetam a identidade ou interesses pessoais (Envolvimento direto, Hiperanálise, Hipercontrole antecipatório, Enfrentamento, Antecipação aversiva, Avaliação seletiva negativa, Hostilidade, Inflação-Decepção, Foco na falta, Magnetização pelo impossível, Antecipação desvalorizadora, Dissociação emocional, Reclusão, Obliquidade cognitiva, Antecipação esforço e custo, Precisão e supervisão, Atribuição falta de esforço, Justificativa de fracassos, Deslocamento emocional, Atribuição ao temperamento, Atribuição social do sucesso, Atribuição mágica, Atribuição internalista do sucesso, Atribuição a estratégias, Autoconvicção volitiva, Automotivação proativa, Controle emocional antecipatório, Antecipação construtiva antecipada, Avaliação Transformação Positiva e Lucrativa).