Autor: M. V. Trianes, M. J. Blanca, F. J. Fernández-Baena, M. Escobar y E. F. Maldonado
O IECI tem como foco a avaliação dos estímulos estressores e as respostas psicofisiológicas, emocionais, cognitivas ou comportamentais que são emitidas na infância ao sofrer a ação desses estressores.
Fácil e breve de aplicar, fornece uma pontuação total diária de Estresse, juntamente com três pontuações parciais: Saúde e Problemas Psicossomáticos, Estresse no ambiente escolar, Estresse no ambiente familiar.
É composto por 22 itens dicotômicos (SIM/NÃO) que descrevem a ocorrência de diversos eventos, problemas, demandas, preocupações e contratempos que se originam na interação diária com o ambiente, suscetíveis a uma reação emocional e que podem afetar negativamente o desenvolvimento. crianças de idade.
O IECI é, portanto, uma ferramenta indicada para detectar o estresse, para realizar ações de prevenção e intervenção na escola e na clínica, bem como realizar pesquisas sobre a incidência e repercussões do estresse cotidiano em crianças.