Autor: Angela J. Fawcett y Rod I. Nicolson.
O DST-J é uma bateria breve de triagem ou detecção rápida de dislexia, destinada a crianças de 6,5 a 11,5 anos.
Sua aplicação deve ser individual e requer apenas entre 25 e 45 minutos.
Este teste é composto por 12 testes cujos escores são combinados dando origem a um Índice de Risco que indica a presença de risco de dislexia na criança e a magnitude desse risco: leve, moderado ou alto.
Além disso, o DST-J fornece informações sobre os pontos fortes e fracos no desempenho da criança, informações valiosas para planejar o suporte educacional necessário.
O desenvolvimento deste teste baseou-se em alguns dos achados mais recentes recolhidos na literatura científica sobre a dislexia e a sua adaptação ao espanhol teve em conta a investigação sobre as características específicas da dislexia na nossa língua.
Tudo isso deu origem a propriedades psicométricas satisfatórias que suportam a validade do DST-J de acordo com o objetivo de detectar o risco de dislexia para o qual foi projetado.
O DST-J é constituído por diversos materiais, alguns deles manipuláveis, concebidos de forma a serem atrativos para as crianças a quem se dirigem.
Da mesma forma, esforços têm sido feitos para simplificar ao máximo os procedimentos de aplicação para que o DST-J possa ser usado por diferentes tipos de profissionais clínicos e educacionais, mesmo que não estejam familiarizados com o uso de baterias psicológicas.