Autor: Feggy Ostrosky-Solís, Esther Gómez Pérez, Raquel Chayo-Dichy y Julio César Florez Lázaro.
Este programa de formação para estimular e melhorar a memória é um recurso metodológico eficaz para o desenvolvimento da capacidade de memória em pessoas de qualquer idade, que se encontram em condições normais ou que apresentam défices nos processos reguladores da memória.
Baseia-se num sólido conjunto de conceitos teóricos, produto de investigação científica avançada, e inclui uma revisão de alguns conceitos relevantes utilizados tanto na investigação como na prática clínica.
Propõe também diferentes exercícios para o tratamento adequado dos diferentes tipos de problemas fora do contexto terapêutico, fáceis de seguir tanto pela família como pelo paciente.
Tem também questionários e tabelas que fornecem índices objectivos e fiáveis de gestão de pacientes.
O estudo da memória como fenómeno cognitivo e biológico tem gradualmente ocupado uma posição chave na paisagem contemporânea do conhecimento humano.
A memória guarda a história da experiência pessoal de cada indivíduo e é a pedra angular das mais variadas construções intelectuais.
O funcionamento da memória tem sido objecto de estudo não só em disciplinas como a filosofia, sociologia e psicologia, mas também na neurociência cognitiva.
Embora a melhoria da memória não seja um conceito novo, nos últimos anos tem havido um ressurgimento de interesse na investigação sobre o estímulo e tratamento deste processo cognitivo.
Este interesse crescente em aprender mais sobre memória é motivado em parte por descobertas que, graças às novas tecnologias, permitem aos neurocientistas compreender o cérebro e as suas funções, bem como tentar aumentá-las.
A memória envolve três actividades: gravação ou codificação inicial; armazenamento, que permite guardar informação ao longo do tempo; e recuperação de material armazenado.
Este livro constitui um recurso metodológico eficaz para o desenvolvimento da capacidade de memória em pessoas de qualquer idade, que se encontram em condições normais com défices nos processos que regulam a actividade da memória, quer seja de natureza biológica, psicológica ou estritamente de aprendizagem.
É importante esclarecer que as causas de natureza biológica, na maioria dos casos, são menos benignas do que as outras e podem ser sintomas de uma doença sistémica ou local, que merece atenção médica.
Por este motivo, a avaliação interdisciplinar dos problemas de memória é essencial e deve ser realizada antes de se iniciar qualquer programa de reabilitação.
O programa de treino de memória é dedicado à análise da gestão e tratamento de pessoas com deficiência de memória.
Os capítulos iniciais fornecem uma breve revisão teórica de alguns conceitos relevantes e analisam um modelo de perda de memória utilizado tanto na investigação como na prática clínica.
Os capítulos seguintes proporcionam exercícios variados e específicos para um tratamento adequado do processo de memória.
Além disso, as actividades que podem ser realizadas fora do contexto terapêutico são incluídas sob a forma de guias práticos e fáceis de seguir, tanto para a família como para o paciente.
A última secção consiste em questionários e tabelas onde podem ser introduzidos os dados dos resultados obtidos no contexto terapêutico, o que permite índices objectivos e fiáveis da gestão e controlo do paciente.