Autor: Jéssica M. Arévalo Parra.
Actualmente, o estudo da neuropsicologia no campo escolar é de grande importância para profissionais especializados na análise do comportamento, desenvolvimento e processo de aprendizagem, tais como psicólogos, educadores, pedagogos, terapeutas e os próprios pais; especialmente se se refere ao baixo desempenho académico, ou seja, quando o nível escolar esperado para a idade não é atingido, em alguns casos relacionados com o processo de maturação do aluno, o acima exposto, como veremos, pode ser amplamente explicado pelos seus estados emocional, cognitivo e físico.
A neuropsicologia escolar está centrada na melhoria das relações pedagógicas e educativas desenvolvidas no ambiente escolar, entre as diferentes figuras que fazem parte das instituições: estudantes, professores e profissionais da área da educação e das ciências da saúde.
Para responder a esta necessidade e contribuir sistematicamente para o bem-estar social, é necessário assegurar o impacto efectivo da aplicação do conhecimento científico nos indivíduos, tomando as bases oferecidas pela neurociência, psicologia e educação, considerando as contribuições dos processos de desenvolvimento sobre o funcionamento do sistema nervoso central e as áreas relacionadas com os processos de aprendizagem.
Neste sentido, a Neuropsicologia Escolar consegue criar um diálogo através do conhecimento disciplinar e científico, entre educação e saúde, para que todos os agentes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem na escola, dominem as teorias, modelos e princípios explicativos de comportamento e desenvolvimento, específicos para as interacções entre o aluno e o professor.