Autor: Aldana García, Gabriela Romano, Huilén González y Yamila Soffita
O objetivo desta cartilha é desenvolver as habilidades psicolinguísticas envolvidas no processo de comunicação, bem como estimular os processos cognitivos necessários para os diferentes tipos de aprendizagem, sem perder de vista o construto teórico em que se baseiam essas atividades. Conhecer essas bases teóricas constitui o ponto de partida do nosso trabalho. Partimos do conceito de neuroaprendizagem, que procura otimizar o funcionamento do cérebro, potenciando os processos envolvidos na aprendizagem e os diferentes níveis linguísticos. O modelo teórico da comunicação foi tomado como o proposto por Osgood (1957) adaptado no ITPA (Teste de Aptidões Psicolinguísticas) de Von Isser e Kirk (1980). A integração desses conceitos reflete nossa forma de trabalhar. Propomos uma intervenção dinâmica, pois estamos diante de um contexto ativo e mutável como é o cérebro da criança em desenvolvimento. Em outras palavras, o cérebro infantil é “flexível, mutável, funcional e operacional”, portanto, nossa estimulação cognitiva deve ser ajustada ao perfil de cada criança. Esta cartilha surge da necessidade de ter um material interdisciplinar, ou seja, tarefas que nos permitam abordar a prática de forma dinâmica, criativa e multimodal na perspectiva neuropsicológica e neurolinguística. Foi concebido e desenhado para trabalhar com planilhas de diferentes níveis de complexidade (inicial, médio e avançado) e não por idades específicas, o que permite ao educador/profissional adequar as atividades às necessidades específicas de cada criança. Alguns deles podem ser aplicados individualmente e coletivamente.