Autor: Daniel Valdez
Em Contextos amigáveis com autismo: fios e cores de seu quadro, Daniel Valdez propõe sua abordagem CODDA (Contextos, Desenvolvimento, Dimensionalidade e Suportes) aos profissionais da área educacional como ferramenta para compreender as pessoas com autismo e suas famílias e, assim, proporcionar o apoio que promova a participação no maior número possível de contextos, em casa, na escola e na comunidade.
Seu trabalho ressalta a importância da avaliação do desenvolvimento e da intervenção psicoeducacional centrada na pessoa.
Contextos amigáveis são o motor da inclusão: assim como uma boa aprendizagem cria desenvolvimento, um bom apoio gera inclusão.
Árvore e floresta são importantes em uma perspectiva ecológica de desenvolvimento humano que considera processos dinâmicos e interativos: não há ambientes neutros ou receitas predeterminadas, não há contextos amigáveis em si, mas dependem de como cada pessoa vive e vivencia essas interações com os outros e com ambientes.
A chamada “pedagogia do beija-flor” envolve um equilíbrio sutil entre ajudar e promover a autonomia, entre estar presente e, ao mesmo tempo, promover espaços de autonomia e autodeterminação.