Autor: J. A. Beltrán, L. Pérez y M. I. Ortega
O questionário CEA é baseado em um modelo completo de funcionamento mental para estudar as diferentes estratégias que os alunos podem colocar em jogo no processo de aprendizagem.
O teste avalia quatro grandes escalas ou processos nos quais as estratégias são agrupadas: Conscientização, Elaboração, Personalização e Metacognição.
Estas, por sua vez, estão subdivididas em onze subescalas correspondentes às 11 grandes estratégias de aprendizagem: Motivação, Atitudes, Afetividade-controle emocional, Seleção da informação, Organização da informação, Processamento da informação, Pensamento criativo e crítico, Recuperação da informação, Transferência, Planeamento e avaliação, e Regulação.
A partir dos resultados do teste, obtém-se automaticamente um perfil das pontuações do aluno em cada uma das estratégias, o que permite identificar o défice ou a capacidade estratégica de aprendizagem dos alunos.
Da mesma forma, são gerados dois relatórios de orientação, um para o professor e outro para o aluno.
Estes incluem recomendações de acordo com os resultados do teste.