Autor: Mariela Caputo y Vanesa Ibañez
O plano estratégico para a aquisição da leitura inicial (PEALI) é uma proposta inovadora que atinge o profissional da educação e/ou saúde para estimular habilidades cognitivas que favorecem os processos de alfabetização.
Baseia-se em um método fonológico que contempla exercícios e jogos com estratégias didáticas especialmente elaboradas para crianças pequenas que estão em processo de aprendizagem inicial da leitura. Essas estratégias favorecem o desenvolvimento da consciência fonológica, que é a capacidade de operar e manipular fonemas. O princípio alfabético é introduzido de forma organizada e criativa. Nesta proposta, o nível 3, denominado El Club del Check, incorporam-se novos desafios para as crianças que frequentam a primeira fase do ensino primário. O caderno de atividades está organizado em sequências didáticas onde é realizado um passeio motivador a partir de textos de diferentes gêneros literários protagonizados pelos amigos do Clube. Cada personagem tem um estilo especial, para poder trabalhar, além das propostas de letramento, uma abordagem do conhecimento do mundo e, portanto, exercitar os processos de compreensão e linguagem.