Autor: Alfredo Ardila, Monica Rosselli y Esmeralda Matute Villaseñor.
O livro está dividido em quatro secções. A primeira secção inclui uma introdução ao assunto onde é descrita a história da neuropsicologia infantil, o desenvolvimento das crianças é analisado de uma perspectiva neuropsicológica e a sua relação com a maturação do sistema nervoso, apoiada por técnicas de neuroimagem.
Esta secção também enfatiza o desenvolvimento da assimetria cerebral, analisando o domínio de um hemisfério sobre o outro desde o nascimento e a sua continuação até à adolescência.
Na segunda secção, o trabalho abrange os objectivos, passos e métodos de avaliação neuropsicológica infantil, bem como a utilização de alguns dos testes actualmente disponíveis.
A terceira secção trata das dificuldades específicas e globais mais comuns das perturbações de aprendizagem, bem como dos retardamentos mentais.
Finalmente, o livro trata das perturbações neurológicas e neuropsiquiátricas da infância.
São consideradas, em particular, as associadas a lesões cerebrais precoces e perturbações comportamentais associadas. bem como os seus efeitos.