Autor: M. Servera y J. Llabrés
O Childhood Sustained Attention Task – Revised (CSAT-R) é uma versão do chamado Continuous Performance Test (CPT) para avaliação da capacidade de atenção sustentada em crianças.
A tarefa é aplicada por computador, por isso é simples e motivadora para as crianças.
Consiste em pressionar a barra de espaço no teclado cada vez que uma determinada sequência de números aparece na tela.
Ao contrário de sua versão anterior, seu aplicativo é online, portanto, não requer software adicional, mas simplesmente uma conexão com a Internet.
Da mesma forma, o manual e o relatório de resultados foram atualizados, com o objetivo de facilitar seu uso e interpretação no ambiente escolar e clínico.
O novo relatório CSAT-R é simples, intuitivo e completo.
Contém informações numéricas e gráficas dos resultados dos testes, bem como um relatório narrativo detalhado dos mesmos.
O CSAT-R fornece pontuações diferentes em aspectos específicos do desempenho avaliado: número de acertos, número de erros de comissão e tempo de reação.
A combinação desses escores permite obter dois índices de capacidade de atenção sustentada (A’ e d’) e um índice de estilo de resposta (C) dentro do continuum conservador-impulsivo.
Como novidade, agora também é oferecido um detalhamento do tipo de erros que a criança cometeu de acordo com sua causa (perservação, distração, impulsividade ou acaso).